O que é Letterpress

Saiba mais o que é, suas qualidades e como é produzido nossos impressos em letterpress

Entendendo um pouco mais sobre a técnica

 

A QStampa Letterpress possui os melhores equipamentos para a produção de Letterpress

O termo Letterpress, traduz a pressão das letras sobre o papel!

 

Tipografia - arte de compor e imprimir com tipos – uso de tipos 'letras' no design gráfico. Sua invenção é atribuída à Gutenberg - século XV e vem sendo posicionada entre o belo e o útil.

Assim como uma pintura, é algo para se olhar e cuja forma pode ser contemplada. Diferentemente de uma pintura, o Letterpress é concretamente funcional, já que serve para ser lida. Basta olhar para ver a diferença de um trabalho tipográfico em Letterpress.

 

Porém não devemos julgar se esta impressão ou aquela é melhor ou pior, pois são simplesmente diferentes. Existem 3 qualidades dimensionais táteis em Letterpress que nenhuma outra impressão consegue igualar, são elas:

  •    1. Encrespado - Crisp
  •    2. Palpável - Tangible
  •    3. Espesso & Delicado - Thickty and Thinty
  • Diferentemente da impressão clássica, as letras tomam diferentes dimensões de profundidade no papel.

Todos os caracteres são cobertos por uma fina camada de tinta em sua superfície, inicialmente de ferro, hoje, zinco ou polímero e depois pressionados no papel, este por sua vez, geralmente macio o suficiente para enaltecer a pressão dos tipos. Temos assim características físicas. Letras são matérias e não pixels.

 

O processo de produção é mecânico e artístico. Embora automatizado, este processo dificilmente passará de 2 mil unidades impressas por hora, mesmo que melhores equipamentos consigam chegar a 5 mil unidades, pois tudo o que se quer é a qualidade do produto Letterpress.